O divórcio não é o fim do mundo

Seu casamento vai acabar, seja pela morte de um dos cônjuges ou pelo divórcio.

A morte é inevitável, mas o divórcio não. Optar por essa ruptura nunca é fácil, pois acreditamos que um casamento bem sucedido é aquele que dura até que a morte nos separe, não importando se o casal está infeliz, se a relação é tóxica e violenta, se vivem em desarmonia, não existe diálogo nem o prazer de estarem juntos e, apesar de tentarem de tudo para salvar essa relação, o amor se acaba em meio a tanto sofrimento.

Eu sei a dor e a solidão que sentimos ao optar pela separação em meio à crise conjugal. É doloroso, nos sentimos incompetentes, sozinhas, desesperançadas, culpadas e pressionadas pelos que nos cercam a tentar salvar o casamento mais uma vez e outra e mais outra, infinitamente, sem se importarem com os nossos sentimentos e motivações.

Eu entendi que nem sempre é possível salvar um relacionamento e a separação, quando inevitável, é dolorosa e ao mesmo tempo libertadora, pois resgatamos nossa identidade muitas vezes massacrada por um companheiro dominador, violento, ou egoísta.

Aprendi a praticar o desapego em relação a velhos tabus sobre a separação e não me contentar com um amor desonesto,  amargo, solitário, egoísta, triste e enxergar o fim do relacionamento com um olhar mais gentil, compreensivo e sem culpas, medos irracionais, ou demonizações.

Antes de sofrer com o que o futuro te reserva, que tal fazer um balanço de como as coisas estão agora? Será que o desconhecido é tão pior que o seu relacionamento fracassado e infeliz de agora?

O divórcio não é o fim do mundo e sim o fim de mais um ciclo na sua vida e pode ser renovador e positivo. Permita-se viver essa nova fase sem culpas e medos e com muita coragem.

Vou te mostrar quatro motivos para você encarar o divórcio de forma mais positiva e real:

  1. Com a separação sobra tempo para focarmos naqueles sonhos e projetos que estavam engavetados há anos. Coloque sua energia para realizar estes projetos e tire o foco do sofrimento;
  2. Ninguém merece ficar preso em um relacionamento que só traz tristezas e sofrimentos. Você perde o companheiro mas ganha paz de espírito, liberdade e plenitude. Cabe a você, se priorizar e criar novas oportunidades de crescimento e felicidade;
  3. O divórcio prova que você tem condições de buscar uma vida melhor do que a que está vivendo. Você estando bem, seus filhos também estarão. Nossa serenidade e força neste momento difícil reflete diretamente na saúde emocional deles;
  4. Ao contrário do que nos disseram a vida toda, estar só não é ruim e nem sinônimo de derrota. Aproveite este período para se reconectar, se conhecer e se fortalecer para evitar cair em ciladas com a pessoa errada, apenas para fugir da solidão.

Não sofra pelo que o futuro lhe reserva, viva um dia de cada vez e construa sua nova caminhada com autocompaixão, resiliência e muita coragem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *