Violência Contra a Mulher em 2020

post-8

Hoje milhares de mulheres sofrem diariamente sob os ataques violentos de homens que um dia prometeram amá-las!  Você também faz parte desta estatística?

Números da violência contra a mulher em 2020

Pesquisa do Instituto Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)

Divulgada em junho/2021

Uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos afirma ter sofrido algum tipo de violência no último ano no Brasil, durante a pandemia de Covid. Isso significa que cerca de 17 milhões de mulheres (24,4%) sofreram violência física, psicológica, ou sexual em 2020.

O número de agressões dentro de casa passaram de 42% para 48,8% e cresceu a participação de companheiros , namorados e ex-parceiros nas agressões.

73,5% da população acredita que a violência contra as mulheres aumentou no último ano e 51,5% dos brasileiros relataram ter visto alguma situação de violência contra a mulher nos últimos doze meses.

NÃO SE CALE. DENUNCIE.

O governo federal oferece os seguintes canais de denúncia:

Disque 100

Ligue 180

Mensagem pelo WhatsApp no número (61) 99656-5008

Telegram, no canal “Direitoshumanosbrasilbot”

Aplicativo “Direitos Humanos Brasil” (para iOS e Android)

Registre boletim de ocorrência na delegacia da mulher (DEAM) ou na delegacia mais próxima da sua casa.

O Fórum Brasileiro de Segurança informou que houve aumento do feminicídio (mulheres mortas por companheiros/maridos) no país e, pasmem, diminuíram nas delegacias e disque denúncias os registros de lesão corporal dolosa em decorrência da violência doméstica durante a pandemia. 

Sabe  por que as mulheres não denunciaram as agressões sofridas? Porque o seu agressor estava dentro de casa com ela, devido ao isolamento social. Como ela iria denunciar? Como ela iria ligar no Disque 180, ou conseguir chegar em uma delegacia sem que o agressor a impedisse? 

É constrangedor. É inaceitável. É doloroso.

Você sabia que desde 2012, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a Lei Maria da Penha pode ser aplicada mesmo sem denúncia da vítima? Isso significa que qualquer pessoa pode fazer a denúncia contra o agressor, inclusive de forma anônima. Ou seja: você DEVE denunciar o vizinho agressor ou o marido da amiga que todo mundo sabe que é violento com ela, mas ninguém tem coragem de denunciar.

É um dever nosso denunciar e defender a vítima! A denúncia é a nossa maior ferramenta para mudarmos essa realidade dolorosa de violência vivenciada por tantas mulheres.

Posso ser sincera com você?  Podemos fazer parte desta estatística alarmante de violência contra nós mulheres a qualquer momento e eu gostaria de ser defendida. E você? 

Não caia neste ciclo de violência que pode terminar de forma trágica. Ao menor sinal de agressão, seja ela física, psicológica, patrimonial, sexual ou moral, denuncie e se afaste do agressor. 

A Lei Maria da Penha está aí com suas medidas protetivas e não é preciso mais que as mulheres sofram caladas por anos mantendo um relacionamento abusivo, sendo negligenciadas, desrespeitadas e infelizes.

Só te digo uma coisa com sinceridade: Se for preciso mudar mude! Comece de novo. A vida é feita de recomeços e você não está só. Conte comigo nesta jornada!

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/06/07/1-em-cada-4-mulheres-foi-vitima-de-algum-tipo-de-violencia-na-pandemia-no-brasil-diz-datafolha.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *